UM POUCO SOBRE A ISO
A organização que eventualmente se tornaria conhecida como ISO começou
em 1926 como a Federação Internacional das Associações Nacionais de Padronização (ISA). Seu objetivo era criar padrões no campo da engenharia mecânica, e foi
disseminado durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1946, delegados de 25 países se
reuniram em Londres para criar uma nova organização internacional de padrões. Em
1947 a nova organização, a ISO, iniciou suas operações. O nome ISO é derivado da
palavra grega “isos”, que significa igual.
Hoje, a ISO conta com membros de 165 países e mais de 3.000 órgãos técnicos responsáveis pelo desenvolvimento de padrões. Seu Escritório Central tem sede em Genebra,
na Suíça. Uma organização independente, não-governamental, é o maior colaborador
do mundo de padrões voluntários. As normas IOS acordadas internacionalmente sobre características como terminologia, compatibilidade e interoperabilidade, ajudam
as empresas a comprar e vender bens internacionalmente. Durante os primeiros 40
anos de sua existência, a ISO se concentrou no desenvolvimento de padrões técnicos
para produtos e tecnologias. O grande ponto de destaque veio na década de 1980,
quando a ISO começou a desenvolver padrões de processos, o primeiro dos quais
ficou conhecido como o sistema de gestão de qualidade ISO 9000. A série ISO 9000 é
o padrão mais conhecido da ISO. Na década de 1990, a ISO desenvolveu os padrões
de gestão ambiental ISO 14000.
A ISO NO BRASIL
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é a responsável pelo
procedimento no Brasil. A certificação oferece garantia e legitimidade à corporação
segundo padrões internacionais.
ALGUMAS NORMAS DA ISO E SUAS DEFINIÇÕES
A ISO 9001 foi criada com a perspectiva que as empresas certificadas atinjam
metas e possam garantir a capacidade de eficiência tanto na produção quanto na
entrega dos produtos/serviços. Neste sentido, uma das soluções básicas da ISO 9001
é, portanto, alcançar um consenso sobre soluções que possam atender às demandas
da empresa, da sociedade e do comércio, ou seja todas as partes interessadas.
ISO 14001 é aplicável a qualquer tipo de organização que tem por objetivo
obter um desempenho ambiental correto, tem como buscar sua
certificação por uma organização externa competente.
A ISO 45001 é uma norma internacional para o Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SGSSO), a qual traz como foco a melhoria do desempenho de qualquer empresa em termos de Saúde e Segurança do Trabalho (SST).
A ISO 27001 é uma norma internacional de Gestão de Segurança da
Informação, que tem como princípio geral a adoção de um conjunto de
requisitos, processos e controles, que visam gerir adequadamente os
riscos de Segurança da Informação presentes nas organizações. A norma
é elaborada por diversos especialistas da área, que contribuem com seu
know-how e experiência para estabelecer um padrão estável e maduro de Gestão de
Segurança da Informação.
ALGUNS BENEFICIOS DE SE IMPLEMENTAR ESSAS NORMAS EM UMA EMPRESA
Cada tipo de certificação oferece diferentes benefícios para as empresas. Mas, de modo geral, podemos destacar algumas vantagens que são facilmente
percebidas por todos da organização.
Organização interna
Obviamente, esta é a vantagem imediata, uma vez que se trata do objetivo
principal ao se adquirir uma certificação, principalmente a ISO 9001. Os processos
tornam-se mais bem estabelecidos e são desenvolvidos de forma mais eficaz. Os
colaboradores entendem melhor quais são suas atividades e funções.
Redução de custos
A otimização de processos contribui evitar desperdícios e uso de materiais
desnecessários, além de acelerar a produção. Tudo isso ajuda a reduzir custos para a
empresa.
Motivação dos colaboradores
Ao terem mais consciência de suas funções e com processos mais eficientes, os
colaboradores ficam mais motivados. O próprio fato de a empresa aderir a um sistema
voltado para melhorias demonstra uma tendência interna à modernização, o que ajuda
a aumentar a satisfação com a organização.
Credibilidade da empresa
Não são só os colaboradores que percebem essa inclinação à modernização. O
mercado também reconhece a busca da empresa por melhorar a qualidade nos seus
serviços. Os clientes confiam mais na marca, inclusive porque a medição da satisfação
deles é um fator importante na etapa de auditoria da certificação.
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