COMO A GESTÃO DA SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO CONTRIBUI PARA A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE?
A SST (Saúde e segurança do Trabalho) constitui normas que objetiva ocasionar um ambiente de trabalho seguro para os funcionários.
A gestão de SST é um grupo de mecanismo que desenvolve ações estrategicas para identificar e minimizar qualquer risco que possa afetar o trabalhador, envolvendo toda atividade da organização.
Para Peter Drucker, a gestão é composta por três tarefas que igual importância:
- Refletir e definir qual o propósito e missão da empresa;
- Fazer do trabalho produtivo e o trabalhador realizado; e
- Gerenciar os impactos e responsabilidades sociais.
Os desafio aos quais as empresas modernas estão submetidas estimulam o surgimento de novas tecnologias que renovam o tempo inteiro gerendo cada vez mais quantidades de lixos exageradamente grandes.
Para isso temos a ISO 14000, que é uma série de normas desenvolvidas pela International Organization for Standardization (ISO) que estabelecem as diretrizes orientadoras das empresas para a área de gestão ambiental.
Mais conhecida entre todas as normas da série 14000, a ISO 14001 tem como foco a proteção ao meio ambiente e a prevenção da poluição, balanceando esse interesses de acordo com as várias necessidades econômicas da sociedade moderna.
Os objetivos gerais da norma são: estabelecer a criação, manutenção e melhoria do sistema de gestão ambiental; verificar se a empresa está em conformidade com sua própria política ambiental e outras determinações legais; permitir que a empresa demonstre isso para a sociedade; permitir que a empresa possa solicitar uma certificação do sistema de gestão ambiental por um organismo certificador externo.
Mas para cuidarmos do meio ambiente não é necessário apenas normas e sim mudar o mal costume de empresas que descartam seus materias sem qualquer responsabilidade.
Com isso deve-se lembrar sempre dos 3R's, reduzir, reciclar e reutilizar.
REFERÊNCIAS
Comentários
Postar um comentário